Luanda – O Bloco Democrático está a fazer uma participação contra o 2o Secretario do Comitê do MPLA de Luanda, Jesuíno da Silva a quem pesam acusações de ordenar a agressão contra Joaquim Lutambi, quadro da ala juvenil deste partido. A agressão aconteceu a margem da manifestação realizada, no passado dia 29 de Julho que visou expressar solidariedade e exigir a libertação de presos políticos em Angola.
“Fui esbofateado e quem orientava a agressão era o Secretario do MPLA, Jesuíno Silva”
De acordo com o depoimento da vitima “fui esbofateado, e também levei alguns porretes, e quem orientava a agressão era o 2o Secretario do MPLA, de Luanda, Jesuíno Silva”.
“Até a hora que deixei o local a brutalidade continuava, e alguns estudantes também sentiram a mão pesada da policia” disse Joaquim Lutambi relatando que “os cães [da Policia Nacional] morderam as pessoas, e outras foram arrastada, e muitos tinham de correr mais que a policia, para se livrarem”
Para além de Jesuíno Silva, um outro dirigente Constantino Lopes Pereira que exerce o cargo de primeiro-secretário do Comité Distrital Urbano da Ingombota do MPLA, foi também visto a dar ordens a um agente da polícia para bater manifestantes. Importa realçar que o agente recusou as suas orientações de reprimir os jovens.
A manifestação dos jovens do Movimento Revolucionário foi previamente comunicado ao GPL. Porém, no programado, dia 29 de Julho, o MPLA, tomou de assalto o largo, com ajuda da Policia Nacional, alegando que iriam homenagear o comandante Hoji Ya Henda, as mulheres africanas e aos artistas.
Desde 2011, que jovens angolanos tem sido reprimidos por realizarem manifestações pacíficos de apelo as liberdades cívicas no país. Em 2012, dois ativistas promotores de manifestação, Alves Kamulingue e Isaías Cassule, foram raptados e executados pelo executivo sob liderança do Presidente José Eduardo dos Santos. A operação envolveu agentes da Policia, SINSE, e o envolvimento de um responsável do Comitê do MPLA, em Luanda, Júnior Mauricio “Cheu”.
Cód.:#Vsa_01_04082015
Sem comentários:
Enviar um comentário